vírus
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1° PERÍODO NOTURNO
BIOLOGIA CELULAR
Profº: Vicente Ferreira de Almeida.
MONTES CLAROS
2012
ACADÊMICOS
Anne Cláudia Barbosa Rodrigues Lauriete Damaris de Jesus Freitas
Débora Thaís Ribeiro Santos Natália Rodrigues Durães
Edilson Dias da Fonseca Júnior Natane Ribeiro Peito
Ivoneth Dos Santos Dias Paulo César soares
Jéssica Ameline Santos Ramos Sabrina Pereira Siqueira
Jéssica Cerqueira de Oliveira
BIOLOGIA CELULAR
Trabalho apresentado ao Curso de Biologia noturno da Universidade Estadual de Montes Claros, como requisito parcial de avaliação para a disciplina Biologia Celular ministrada pelo professor Vicente Ferreira de Almeida.
Montes Claros – MG
2012
1. Origem e Evolução das Células
Toda criatura viva na terra é constituída de células, pequenos compartimentos cercados por membrana lipoprotéica que concentra uma solução aquosa de diversas moléculas. As formas mais simples de vida são células que se propagam pela autodivisão binária. Todos os organismos, e todas as células que os constituem, acredita-se que tenham origem de um ancestral comum através de bilhões de anos de pressão seletiva. Isto envolve dois processos fundamentais: a ocorrência de variação aleatória na informação genética passada de um indivíduo aos seus descendentes e, seleção em favor da informação genética que de alguma forma ajudou a sobreviver e se propagar os que a continham. Evolução é um dos princípios centrais da biologia, guiando-nos de forma a podermos encontrar um sentido no quebra-cabeça da variedade de formas vivas no planeta.
Há consenso em torno da ideia que a terra era um lugar hostil, com grande atividade vulcânica, muita luz e chuvas torrenciais. Existia pouco, se é que havia