Polimeros
1
2
Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.
Por exemplo, o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno (ou eteno), é composto pela repetição de milhares de unidades (meros) -(CH2-CH2)- :
Onde n (Grau de Polimerização) normalmente é superior a 10.000. Ou seja, uma molécula de polietileno é constituída da repetição de 10.000 ou mais unidades -(CH2-CH2)-.
Leveza Flexibilidade Baixas Temperaturas de Processamento. Ajuste Fino de Propriedades através de Aditivação Baixas Condutividades Elétrica e Térmica Maior Resistência a Corrosão Porosidade Reciclabilidade Alta resistência ao impacto
Classificação Quanto ao Tipo de Estrutura Química Classificação Quanto às Características de Fusibilidade Classificação Quanto ao Comportamento Mecânico Classificação Quanto à Escala de Fabricação Classificação Quanto ao Tipo de Aplicação
A composição de um polímero pode apresentar apenas um único tipo de mero (cadeia homogênea) ou dois ou mais meros (cadeia heterogênea) Quando a cadeia é homogênea, diz-se que o polímero é um homopolímero, caso a cadeia seja heterogênea, o polímero é designado copolímero.
É o polímero constituído por apenas um tipo de unidade estrutural repetida. Ex.: Polietileno, poliestireno, poliacrilonitrila, poli(acetato de vinila)
Se considerarmos A como o mero presente em um homopolímero, sua estrutura será: ~A-A-A-A-A-A~
É o polímero formado por dois ou mais tipos de meros.
Nestes copolímeros os meros estão dispostos de forma desordenada na cadeia do polímero
Os copolímeros podem ser divididos em: Copolímeros estatísticos (ou randômicos) Copolímeros alternados Copolímeros em bloco Copolímeros grafitizados (ou enxertados)
~A-A-B-A-B-B~
Nestes copolímeros os