Polimeros
Polímeros podem ser definidos quimicamente como sendo moléculas relativamente grandes, de pesos moleculares da ordem de 1.000 a 1.000.000, em cuja estrutura se encontram unidades químicas simples repetidas (meros). Polietileno, polipropileno, poliestireno, poliéster, nylon e teflon são exemplos de polímeros industriais.
MONÔMERO POLÍMERO
Figura 1 - Relação monômero-polímero
Na Figura 1, o etileno é o monômero que, após reagir com várias outras moléculas iguais a ele, forma o polímero polietileno, ou, simplesmente, PE. A reação química para obtenção do polímero é denominada polimerização. Na estrutura da molécula de PE, a unidade -CH2-CH2- se repete infinitamente e depende do número de moléculas de etileno que reagiram entre si (n) para formar o polímero. O índice n (ou DP) do polímero é conhecido como grau de polimerização e representa o número de meros presentes na cadeia polimérica.
Monômero: É toda substância de pequena massa molecular cujas moléculas podem unir-se umas às outras por ligação covalente, formando polímeros.
Copolímeros
É o polímero formado por dois ou mais tipos de meros. Supondo que A e B sejam os meros de um copolímero, podemos subdividir os copolímeros em:
Copolímeros estatísticos (ou aleatórios) - Nestes copolímeros os meros estão dispostos de forma desordenada na cadeia do polímero.
Copolímeros alternados - Os meros estão ordenados de forma alternada na cadeia do copolímero.
Copolímeros em bloco - O copolímero é formado por seqüências de meros iguais de comprimentos variáveis.
Copolímeros grafitizados (ou enxertados) - A cadeia principal do copolímero é formada por um tipo de unidade repetida, enquanto o outro mero forma a cadeia lateral (enxertada).
Geralmente, os copolímeros constituídos por três unidades químicas repetidas diferentes são denominados terpolímeros. Um exemplo típico deste tipo de polímero é o ABS, ou melhor, o terpolímero de