polimeros
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
Curso de Graduação em Engenharia Civil
ARIANE LÚCIA OSS-EMER
BRUNA FERNANDES FINCKLER
ALINE BEATIRZ DRESCH
HERMES AUGUSTO MELLO MARTINS
POLÍMEROS
DISCIPLINA: QUÍMICA PARA ENGENHARIA
Ijuí/RS
2013
Introdução
Polímeros são compostos orgânicos, eles são formados por macromoléculas, isto é, são moléculas muito grandes comparadas as outas, os polímeros são obtidos através da polimerização.
Os polímeros são matérias de grande utilidade em nosso mundo atual, usamo-los nas mais diversas partes na construção civil, por exemplo, com o uso no PVC, e até mesmo em nosso dia a dia.
Nesse trabalho exploraremos um pouco mais sobre o uso do polímero, a partir de quando que começou essa utilização, sua classificação, sua obtenção e entre outros itens.
HISTÓRICO
Em 1920, Hermann Staudinger iniciou seus estudos teóricos de estrutura e propriedade dos polímeros naturais, como por exemplo, a celulosa e com os polímeros sintéticos. Staudinger mostrou que os polímeros são constituídos de moléculas em forma de longas cadeias formadas a partir de moléculas menores, os monômeros, isso ocorre por meio da polimerização. Anteriormente, se acreditava que os plásticos eram compostos de anéis de moléculas ligados. Porém, as teorias de Staudinger não foram bem aceitas por todos os cientistas e a discussão continuou durante os anos 20.
Por volta dos anos 30 nasceu o poliestireno, que tem como material base o eteno (C2H4) e o benzeno (C6H6),ambos compostos orgânicos . Mas sua produção comercial só foi iniciada em 1936, na Alemanha. Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakol S.A, em São Paulo. Logo foi iniciada a produção comercial do poliestireno de alto impacto. No início dos anos 60, F.H. Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido. O plástico substitui com vantagens uma série de matérias-primas