Polimeros - Acrilico
Eduardo Barbosa Vizzotto
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
POLÍMEROS
ACRÍLICO
PORTO ALEGRE
2014
POLÍMEROS
São moléculas orgânicas que possuem uma elevada massa molecular que apresentam unidades de repetição e que são formadas por unidades estruturais menores, conhecida como monômero. Sendo que esse número de repetição é conhecido como polimerização, em geral os polímeros contêm os mesmos elementos em proporções que seus monômeros porem em maior quantidade absoluta.
As principais características dos polímeros são as mecânicas, que é a resposta do material, quando sujeito a cargas externas, sendo sua capacidade resistir ou transmitir esforços sem sofrer deformação.
Os polímeros podem se classificar em termoplásticos, que é um dos mais encontrados por ter a capacidade de ser fundido diversas vezes e com isso sua reciclagem é possível, um exemplo bem conhecido é o policloreto de vinil, vulgo pvc. Termorrígidos, que são materiais de alta dureza e comportamento frágil e que depois que fundidos não podem ser reciclados futuramente pois o aquecimento deste material promove sua decomposição, um exemplo é a resina de poliéster usada em formas de fibra de vidro e por último os elastômeros, que é a classe intermediaria entre os dois anteriores, não são fusíveis porem apresentam alta elasticidade e não possuem rigidez, um exemplo é a Buna, uma borracha muito resistente a óleos minerais.
ACRÍLICO
História e Desenvolvimento
O polimetilmetacrilico ou o PMMA que conhecemos como acrílico ou plexiglass é um polímero formado pela adição sucessiva de muitas unidades de moléculas de metacrilato, onde se obtém uma massa pastosa que é derramada em um molde onde a polimerização ira ser concluída. O resultado é um plástico transparente, cristalino e muito resistente, sendo que possui maior resistência de impacto sobre o vidro e podem ser serrados propriedade não encontrado no vidro.
A história dos plásticos translúcidos começa