Processo De Fabrica O De Acr Lico
TAMIRES GREGÓRIO MENESES victor said dos santos sousa
VICTÓRIA BENVENUTO DA SILVA CABRAL
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ACRÍLICO
Salvador
2012
Jason Levy reis de souza
TAMIRES GREGÓRIO MENESES victor said dos santos sousa
VICTÓRIA BENVENUTO DA SILVA CABRAL
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ACRÍLICO
Avaliação solicitada como objeto de avaliação parcial da II Unidade pelo professor Cláudio Reynaldo da Disciplina de Equipamentos Industriais no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia, Coordenação de Automação e Controle Industrial. Sob orientação do professor Cláudio Reynaldo.
Salvador
2012
1. iNTRODUÇÃO
Os plásticos são substâncias formadas através dos derivados do petróleo e compostos por cadeias de polímeros, de acordo com James F. Shackelford (2008), são materiais orgânicos compostos de moléculas orgânicas de cadeia longa ou em rede, formadas de pequenas moléculas (monômeros) por reações de polimerização.
Um exemplo de plásticos que obedece estas características é o acrílico. Ressalta-se que tais compostos dividem-se em dois grandes grupos: os termoplásticos e os termorrígidos.
Os termoplásticos são plásticos que quando submetidos a altas pressões e temperaturas permitem alterações físicas, como a modelagem ou a fundição, o que possibilita seu reaproveitamento sem perda da composição química original. Já os termorrígidos são aqueles que quando submetidos a altas temperaturas e pressões alteram sua composição química, o que impede o reaproveitamento destas substâncias. A fim de esclarecer o que são plásticos, ressaltam-se as seguintes definições:
Monômeros: grosso modo, são moléculas simples e pequenas que possuem capacidade de ligação com outras moléculas, seja de mesma substância ou de substância diferente, para assim formar cadeias longas, as denominadas “macromoléculas”.
Polimerização: quando ocorre o processo anteriormente descrito, a ligação de monômeros para a formação de cadeias de