PLÍMEROS, MONÔMEROS E REAÇÕES QUÍMICAS
PLÍMEROS, MONÔMEROS E REAÇÕES QUÍMICAS
Trabalho desenvolvido pelo aluno
Gabriel Flores Aquino, do 3º Ano F , para a disciplina de Química.
DOURADOS – MS
2012
MONÔMEROS
Monômero é uma pequena molécula capaz de se unir a outro monômero, e dessa união pode se originar moléculas maiores denominadas de polímeros. São exemplos de monômeros, hidrocarbonetos derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.
POLÍMEROS
Polímeros são os resultados de reações químicas - de polimerização - na qual, vários monômeros reagem entre – si e formam um novo composto, denominado polímero, sendo que este possui uma elevada massa molecular.
Polímeros encontrados no dia-a-dia:
Policarbonatos
Os policarbonatos são um tipo particular de poliésteres, polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato. São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design. Exemplo de aplicação: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, etc.
Poliuretano
Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, em selantes, em fibras, vedações, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas.
PVC – Policloreto de vinilo ou cloreto de polivinila
Por uma reação química, o etileno e o cloro combinam-se formando o dicloreto de etileno, que por sua vez é transformado em um gás chamado "VCM" (Vinyl chloride monomer, em português cloreto de vinila). O passo final é a polimerização, que converte o monómero num polímero de vinil, que é o PVC, ou simplesmente, vinil. Exemplo de