Polimero
GRADUACÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ricardo Vieira dos Santos
Polímero
Joinville, março de 2013
Segundo Biosotto e Mendes (1999), a matéria prima para a produção de um polímero é o monômero, isto é, uma molécula com (mono) unidade de repetição. Dependendo do tipo de monômero ( estrutura química ), do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, poderemos dividir os polímeros em três grandes classes: Plástico, borrachas e Fibras.
São moléculas orgânicas com um grande numero de repetições ou seja polímero é muitas partes um composto de alta massa molecular. Os polímeros podem ser classificados de diferentes formas com enfoco em seus aspectos
Segundo Bonfim (2011), os polímeros que podem ser fundidos sob aquecimento e solidificado por resfriamento, sem que ocorra decomposição generalizada, são chamados termoplásticos. Neste grupo, estão inseridos também os polímeros solúveis em solventes adequados. Do ponto de vista estrutural, isso ocorre porque os polímeros deste grupo possuem cadeia linear, ramificada ou não.
O estudo do polímero é de estrema imporantancia, sendo que temos uma variedade de objetos derivados de polímeros sintéticos, e uma grande lacuna para ser trabalhada o desenvolvimento de novos produtos, podendo alcançar um excelente custo beneficio, contribuir para o desenvolvimento social econômico e cientifico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MANO, Eloisa B.; MENDES, Luis C. Introdução a polímeros. 2. ed.São Paulo: Editora Blucher, 1999.
Conhecendo materiais Poliméricos: O que é Polímero. Universidade Federal de mato Grosso. Disponível em:
< http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/ea000223.pdf >. Acesso em: 10. mar. 2013.