Polimero Anionico
Bacharelado em Engenharia de Minas
Separação Sólido-Líquido
Aline Mozer
Eloah Lima Borges
Gustavo Alves Carvalho
Jéssica Tavares
Leandro
Matheus
Maciel
Mayara Carletti Santos
Rafaela Alves
POLIMERO ANIONICO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2015
Aline Mozer
Eloah Lima Borges
Gustavo Alves Carvalho
Jéssica Tavares
Leandro
Matheus
Maciel
Mayara Carletti Santos
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2015
1. INTRODUÇÃO
Na floculação se formam pontes entre partículas desestabilizadas ou as cargas se neutralizam para formar flocos.
Quando a floculação não ocorre há demora na sedimentação havendo necessidade de floculantes para melhorar a clarificação, filtração e as operações de centrifugação.
Ambos os Polímeros catiônicos e aniônicos de alto peso molecular estão disponíveis em forma de pó.
Os polímeros aniônicos são usados para tratamento de água, mineração, industria de papel e outros. A poliacrilamida não-iônica é indicada quando o pH da água poluída é inferior a 7 como agente floculante e fazer a ponte de floculação das partículas em suspensão. É usado na purificação de águas municipais e é combinado com agentes floculantes inorgânicos haverá um efeito melhor para a eliminação de água.
São caracterizados pela carga elétrica que pode ser negativa (aniônica), positiva (catiônica) ou não iônica. Um floculante aniônico irá se atrair a cargas positivas como é o caso de sais e hidróxidos metálicos. Um floculante catiônico vai se ligar a cargas negativas como o silicone ou substâncias orgânicas, contudo a regra tem exceções e floculantes aniônicos podem flocular argilas eletronegativas. São os polímeros de uso mais comuns e os polieletrólitos são utilizados em sistemas de água e tratamento de águas residuais. Os polímeros estão disponíveis na forma de pós, líquidos e emulsões.
2. OBJETIVO
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
Vidro