Poligonal por Irradiação
AMANDA NASCIMENTO
ARIANY BATISTA LOPES FELIPE ZANOTTI
GABRIELA LEMOS TEIXEIRA
JOYCE CRISTINA FERREIRA
MATHEUS FAVORETO
WALACE ORTOLAN
SERRA – 2013
AMANDA NASCIMENTO
ARIANY BATISTA LOPES FELIPE ZANOTTI
GABRIELA LEMOS TEIXEIRA
JOYCE CRISTINA FERREIRA
MATHEUS FAVORETO
WALACE ORTOLAN
POLIGONAL POR IRRADIAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Topografia do curso de Engenharia Civil,Turma 5ECIA, Turno Noturno, da Faculdade Serravix, como requisito para obtenção de nota bimestral.
Professor: Bemvindo.
SERRA – 2013
INTRODUÇÃO
Levantamento topográfico por irradiação (coordenadas polares) é um método empregado para pequenas áreas relativamente planas, sendo um tipo de levantamento em que o aparelho (teodolito) fica estacionado em um único ponto e de lá as irradiações (visadas) são feitas nos pontos de interesse, no intuito de determinar suas coordenadas (X e Y). O aparelho topográfico deve ter seu ângulo horizontal zerado preferencialmente no norte magnético, porém nada impede que o zero horizontal tenha alguma outra orientação.
METODOOGIA O método de medição por irradiação consiste em estabelecer uma estação central à poligonal e ligá-la a todos os vértices da mesma. Esse processo exige que a estação central seja intervisível a partir de todos os vértices. Medem-se as distâncias desta aos vértices, e os ângulos correspondentes. Segundo ESPARTELL (1977), o Método de Irradiação também é conhecido como método de decomposição em triângulos ou das cordenadas polares. É empregado na avaliação de pequenas superfícies relativamente planas. A Poligonal é um conjunto de pontos ligados geometricamente através da medição sucessiva de angulos e distancias. É feito um levantamento por metodo de caminhamento, percorrendo – se o contorno de um intinerário definido por uma série de pontos , medindo-se todos os