levantamento topográfico
Um levantamento topográfico é um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre.
Existe uma certa necessidade do conhecimento exacto do terreno sempre que se pretende aí levar a cabo uma qualquer obra, mas também a necessidade de dados exactos para efeitos administrativos, como, por exemplo, rectificações de áreas.
As determinações dão-se por meio de medições lineares e angulares, ligando (link) os pontos descritores dos objectos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado.
Partindo-se do conceito de que Topografia é um caso particular da Geodesia, pode-se afirmar que os métodos planimétricos, com fins de levantamento, implantação ou posicionamento, devem ser encarados sumariamente como aplicações da geometria plana.
Classificação de Métodos Quanto aos métodos, podem ser classificados em dois grupos distintos: Tipo 1: Envolve os métodos cuja solução se verifica por meio de uma transformação de coordenadas polares em cartesianas:
Irradiação;
Poligonal. Tipo 2: Envolve os métodos baseados na solução de triângulos:
Intersecção Directa;
Intersecção Inversa;
Triangulação;
Trilateração. A diferença entre os levantamentos geodésicos e topográficos deve ser vista como uma extensão dos conceitos de Geodesia e Topografia e, portanto, restringe-se ao modelo matemático associado à formas da Terra.
Se por um lado, em grandes extensões é necessária a consideração de curvatura, em porções limitadas esta pode ser desprezada. Neste caso, o levantamento é dito topográfico e tem as seguintes consequências:
a) A linha de nível é considerada uma linha recta;
b) A linha de prumo possui a mesma direcção em todos os pontos da região e também é considerada como linha recta;
c) Todos os ângulos são considerados planos;
d) Todos os acidentes do terreno são representados pelas suas projecções ortogonais sobre o