Polifosfato em detergente
Identificar polifosfatos e a presença de branqueadores ópticos em detergente em pó comercial. Neste experimento, será analisada uma amostra da marca brilhante, por cromatografia em papel, fase normal.
2. Dados e Cálculos
Fosfatos analisados (Padrões) :
Eluente (Fase móvel) : Acetona + Ácido Tricloroacético + água + amônia
Cromatograma:
Cálculo dos valores de Rf dos solventes
Cálculo do valor de Rf da amostra
3. Discussão dos Resultados
Por se tratarem de substâncias incolores, após a corrida da fase móvel não foi possível realizar de imediato nenhum tipo de análise. Foi necessário realizar a revelação da cromatografia, primeiramente química, usando molibdato como revelador e em seguida uma revelação física por meio de radiação com lâmpadas ultravioletas. Com o esborrifamento de molibdato, pode-se observar o aparecimento de uma mancha amarelada para o padrão de ortofosfato de sódio. Entretanto, as demais manchas só tornaram-se visíveis após a exposição à luz UV.
Foram calculados os valores de Rf dos padrões e da amostra para a comparação e identificação. O Rf da amostra, sabão em pó da marca brilhante, é 0,44, o mesmo valor se apresenta no Rf do Tripolifosfato, o que indica a presença deste fosfato na amostra.
Além disso, quando exposto a luz UV, detectou-se a presença de branqueador óptico, o qual é uma substância fluorescente, que absorve luz no ultravioleta e reemite luz azul-violeta, o que confere aos produtos onde aplicado, uma tonalidade branca, o chamado branco óptico.
4. Conclusão
Através deste experimento, foi possível identificar a presença de tripolifosfato e de branqueador óptico no detergente em pó da marca Brilhante.