Artigo Sab Es Pdf
Osorio & Oliveira
Quim. Nova
Educação
Quim. Nova, Vol. 24, No. 5, 700-708, 2001.
POLIFOSFATOS EM DETERGENTES EM PÓ COMERCIAIS
Viktoria Klara Lakatos Osorio e Wanda de Oliveira
Instituto de Química, Universidade de São Paulo, CP 26077, 05513-970 São Paulo – SP
Recebido em 18/9/00; aceito em 16/11/00
POLYPHOSPHATES IN COMMERCIAL POWDER DETERGENTS. A didactic experiment is proposed in order to identify inorganic phosphates in home laundry detergents by ascending paper chromatography.
Chemical principles related with hard water are also investigated. The role of polyphosphates in detergent formulations is discussed and the softening of hard water by sodium tripolyphosphate is illustrated. Several chemical concepts, related to the daily experience of the students, can be explored in post-lab discussions.
Keywords: inorganic phosphates; paper chromatography; detergents.
INTRODUÇÃO
A ação de limpeza da água melhora bastante com a adição de detergentes. Estas substâncias apresentam um comportamento dualístico em água, em virtude de sua estrutura. São genericamente cadeias hidrocarbônicas longas, em cuja extremidade encontra-se um grupo catiônico, aniônico, anfotérico ou simplesmente um grupo polar. Esse grupo, a “cabeça”, é hidrofílica enquanto o restante da cadeia, a “cauda”, apolar, repele a água e interage bem com materiais oleosos 1-4. Tal caráter anfifílico permite aos detergentes remover sujeiras que a água sozinha não removeria.
Para a limpeza do corpo e de roupas, têm sido mais utilizados os detergentes com carga negativa, como é o caso do sabão, cuja fabricação envolve um dos processos químicos mais antigos conhecidos 5-8.
As matérias primas para a obtenção dos sabões são os óleos vegetais e as gorduras animais, formados por triglicerídios. A hidrólise alcalina destes ésteres naturais produz glicerina e os sabões (sais de sódio ou de potássio de ácidos carboxílicos de cadeia longa ou ácidos graxos). Os sabões apresentam, porém, o inconveniente de não