Polidactilia
A polidactilia ou polidatilia é uma anomalia causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos da mão (quirodáctilos) ou dos dedos do pé (pododáctilos).
Há uma variação muito grande na expressão dessa característica, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples profusão carnosa.
Tipos de polidactilia
Polidactilia pós-axial
Ocorre do lado cubital (ulnar) da mão ou do lado peroneal (lateral) do pé. É a que tem herança autossômica dominante com penetrância incompleta, porém alta, e é cerca de 10 vezes mais frequente em negros do que em caucasóides.
Polidactilia pré-axial
Ocorre do lado radial da mão ou tibial (medial) do pé. Compreende vários tipos de defeitos (polidactilia do polegar, polidactilia do dedo indicador, polissindactilia, etc).
Herança genética
Por ser um gene dominante, há 50% de probabilidade de passar para o filho (caso seja genes heterozigotos Aa), ou até mesmo 100% (caso seja genes homozigotos dominantes AA).
Tratamento
Apesar de ser uma anomalia, e muitas vezes trazer espanto, a polidactilia não costuma causar problemas a quem possui. A remoção cirúrgica é o único tratamento, de simples resolução
Considerações
Ter um número anormal de dedos (6 ou mais) pode ocorrer de forma independente, sem quaisquer outros sintomas ou doenças. A Polidactilia pode ser hereditária. Esta característica envolve apenas um gene que pode causar diversas variações.
Os afroamericanos, mais que outros grupos étnicos, podem herdar um 6° dedo. Na maioria dos casos, isto não é causado por uma doença genética.
A polidactilia também pode ocorrer com algumas doenças genéticas.
Dedos a mais podem apresentar desenvolvimento ruim e podem ser presos por uma pequena haste (geralmente do lado do dedo mínimo da mão). Ou podem ser bem-formados e até funcionar. Os dedos com desenvolvimento ruim geralmente são