Polidactilia
No presente trabalho falaremos da polidactilia e falaremos das causas, tipos, sintomas, cuidados e os seus respectivos tratamentos dessa anomalia.
Polidactilia
Ploidactilia é uma anomalia causada pela manifestação de alelo autossomico dominante com a penentrancia incopleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos da mao ( quirodactilos) e dos do pé (podoctectilos).
Há uma variação muito grande na expressão dessa característica desde a presença de um dedo, completamento desenvolvido até a de uma simples profusão carnosa.
Apesar de ser uma anomalia, a polidactilia não chega a causar problemas para seus portadores. A remoção cirúrgica é o único tratamento.
Tipos de polidactilia
Polidactilia pós axial – ocorre do lado ubtal ( ulnar ) da mão ou do lado paronear (lateral) do pé. É a que tem herança autossómico dominante com penentrância incompleta, porém alta, e é cerca de 10 vezes mais frequentes em negros do que causóides.
Polidactilia pre – axiar
Ocorre do lado radial da mão ou tinbal ( medial ) do pé, compreende vários tipos de defeitos (polidactilia do polegar, polidactilia do dedo indicador, policidactilia, etc).
Herança genética
Por ser um gene dominante, a 50% de probabilidade de passar para o filho (caso seja gene heterozigótico Aa), ou até mesmo 100% (caso seja homozigótico AA).
Por se tratar de um gene dominante a probabilidade de transmitir esse gene para o descendentes é de 50% caso seja gene heterozigóticos, ou 100% no de gene homozigótico.
Causas da polidactilia
A polidactilia deve se a uma matção genética e causada por um alelo autossómico dominante com penentrância incompleta.
Outras Causa da Polidactilia
- Destrofia torácica asfixiante;
- Síndrome de carpenter;
- Síndrome de elli-van creveed (displasia condroectodernal)
- Polidactilia familiar;
- Síndrome de Laurence-moon-bede;
Principais sinais Sintomas da Polidactilia
O sinal mais evidente da polidactilia