Policia Federal
(CESPE/ DETRAN-ES/ Assistente Técnico de Trânsito/ 2010)
1
5
10
15
20
O agravamento da crise urbana nos países em desenvolvimento e as mudanças políticas, sociais e econômicas, que, no momento, se processam em escala mundial, requerem novo esforço governamental para a organização das cidades e dos seus sistemas de transporte.
O modelo de desenvolvimento centrado no transporte rodoviário provocou um desbalanceamento no transporte de pessoas e mercadorias no país, com consequências negativas relevantes nos campos energético e ambiental. Por um lado, congestionamentos crônicos, queda da mobilidade e da acessibilidade, degradação das condições ambientais e altos índices de acidentes de trânsito já constituem problemas graves em muitas cidades brasileiras. Por outro, as nossas grandes cidades formam a base da produção industrial e de serviços do país e terão sua importância aumentada em face dos novos requisi-
jurídico da entidade estatal a que serve.
Estado, ou as entidades de sua administração indireta ou fundacional, por relações de natureza projurídico da entidade estatal a que serve.
Estado, ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional, por relações de natureza projurídico da entidade estatal à que serve.
Estado ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional por relações de natureza projurídico da entidade estatal à que serve.
as mudanças econômicas regionais e mundiais.
Internet: O transporte na cidade do século 21 (com adaptações).
Estado ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional por relações de natureza pro-
Depreende-se da argumentação do texto que o “desbalanceamento no transporte de pessoas e mercadorias” (l. 8-9) originou a “crise urbana” (l. 1).
O período “No entanto, mal sabiam os modernistas que, em Euclides, contavam com um abridor de caminhos” poderia ser reescrito, sem prejuízo para as informações do