Poli ticas Econo micas
RA: 1001002208
Conjuntura Econômica - Cleto
Políticas Econômicas
1. Caracterização de Macroambiente Econômico
Os acontecimentos que ocorrem no macroambiente econômico afetam a vida de todos: empresários, homens de negócio, tomadores de decisão, dona de casa, estudante. Algumas questões abordadas pela macroeconomia são: motivos do desemprego, déficit da balança de pagamentos, inflação, variação da taxa de juros. Assim, as medidas adotadas no âmbito da política econômica afetam de maneira intensiva a vida do cidadão comum.
Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral. Apesar do aparente contraste existente entre a micro e a macroeconomia, elas não são antagônicas nem excludentes, sendo a diferença apenas uma questão de foco de estudo.
2. O que são Políticas Econômicas?
São as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos. O setor público, enquanto agente econômico, procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população. Políticas econômicas têm como objetivo afetar a economia como um todo, e é por isso que sua análise está no campo da macroeconomia.
3. Para que Existem as Políticas Econômicas?
As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: reguladora: o Estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. provedora de bens e serviços: o governo, tambÈm, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais, principalmente aqueles que não são de interesse do setor privado, tais como, educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça. redistributiva: as políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da