Polarização Do Transistor
A polarização do transístor é necessária para assegurar a polarização direta da junção base-emissor, e a polarização inversa da junção base-coletor. Um grande problema associado ao transistor é sua polarização.
Os efeitos externos também afetam na polarização do circuito, devendo ter compensação as alterações.
Como um amplificador transistorizado pode funcionar entre o corte e a saturação, a polarização deve assegurar que o transístor nunca atinja a saturação nem o corte quando o sinal de entrada é introduzido.
Se isso suceder, haverá uma distorção no sinal de saída.
Polarização de Base
Um circuito amplificador com polarização de base ou polarização fixa. O circuito é composto por quatro componentes. A resistência Rb polariza diretamente a junção base-emissor, e a resistência Rc polariza inversamente a junção coletor - base.
O capacitor Cc evita que a tensão DC existente no sinal de entrada, afecte a polarização estabelecida no circuito.
Este tipo de polarização usa poucos componentes, mas tem alguns inconvenientes.
Se a temperatura aumentar, o beta também aumenta fazendo aumentar a corrente de colector. Se a temperatura diminuir, o beta diminui fazendo diminuir a corrente de colector. Significa isto que a polarização, deste tipo de amplificador, varia com a polarização. Isto pode levar o transístor a atingir a saturação ou corte, distorcendo o sinal de saída.
Polarização com realimentação de coletor
Este tipo de polarização tenta solucionar o problema existente na polarização de base.
Se houver um aumento na corrente do colector devido a um aumento na temperatura, ou outra razão, será compensada pela auto - polarização. A auto - polarização tem duas desvantagens. Primeiro, só pode ser usada onde existam alterações moderadas de temperatura. Segundo, ela reduz a amplificação. Isto ocorre devido aos sinais do colector e da base estarem 180 graus desfasados.
Polarização por divisor de tensão
A polarização por divisor de tensão,