Pol2
a) O Ozônio apresenta-se como um gas paradoxal, pois em baixas altitudes é um gas poluente nocivo aos seres vivos e na camada superior da estratosfera protege o planeta das radiações solares ultravioletas. (V)
b) Os principais contribuintes para a chuva ácida são as emissões de óxidos de enxofre e de nitrogênio, que formam ácido sulfúrico e ácido nítrico através de reações químicas na atmosfera. (V)
c) O principal problema causado pelas chuvas ácidas é o aumento da temperatura terrestre, com o conseqüente degelo das massas polares e elevação de nível dos oceanos. (F)
d) Vários rios e lagos no mundo estão mortos devido à chuva ácida provocada por material radioativo. (F)
2) Poluição das águas
a) A água potável para consumo humano é muito abundante no planeta e não se constitui em preocupação, pois o oceano representa 97,41% do total de água disponível. (F)
b) As principais fontes de poluentes das águas são os esgotos domésticos, os efluentes industriais e os insumos agrícolas que contaminam os corpos hídricos, além dos acidentes com vazamento de produtos químicos. (V)
c) A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) indica a quantidade de oxigênio a ser consumida no processo de degradação bacteriana da matéria orgânica em um efluente líquido. (V)
d) Face ao grande desenvolvimento tecnológico da humanidade, parece claro que sempre existirão tecnologias adequadas para solucionar todos os problemas ambientais. (F)
3) Poluição das águas
a) As fontes difusas de poluição são aquelas cujos poluentes ao serem liberados, se difundem no meio, tais como: os esgotos sanitários ou os poluentes que saem de uma chaminé industrial. (F)
b) As fontes difusas representam um problema menor com relação contaminação, pois, por serem dispersas, são diluídas facilmente. (F)
c) As fontes pontuais podem ser identificadas e controladas mais facilmente que as difusas. (V)
d) A Demanda Bioquímica de Oxigênio e a Demanda Química de Oxigênio (DQO), são parâmetros indicadores