Fluidos mecanicos
Fluidos
- Água
- Emulsões (resistentes ao fogo)
- Óleos integrais (mineral / sintético)
Petróleo
-Origem (65 milhões de anos)
- Extração (história)
- Extração (terrestre / marítima) - Refino (parafínicos, naftênicos, mistos)
Lubrificantes
- Óleos (mineral / sintético)
- Aditivos
- Lubrificantes
Lubrificantes
- Lubrificantes (fluidos, semi-fluidos, sólidos)
- Graxas
Lubrificantes
Características
- Viscosidade - Melhorador do índice de viscosidade (anticongelante) - Resistência ao desgaste/atrito (lubricidade) - Resistência à oxidação (óleo)/corrosão (ferro) - Resistência formação de gorduras e lacas (vernizes) - Resistência à formação de espuma - Capacidade de separação da água (demulsibilidade) - Proteger elementos do sistema (gaxetas/mangueiras)
Lubrificantes
Armazenagem e Manuseio
- Recipiente limpo / identificado - Recipiente Fechado - Local limpo, fechado, coberto - NÃO misturar lubrificantes - Utilizar somente lubrificantes recomendados - Verificar: sistema / nível - Troca: drenagem / sistemas limpos
Lubrificantes
Densidade:
Supondo-se o fluido homogênio, a densidade d = massa/volume (Kg/m3) A compressão que sofre os fluidos hidráulicos, pode ser considerada desprezível, portanto, a densidade não varia consideravelmente com a compressão.
Lubrificantes
Viscosidade:
É uma característica que os fluidos possuem, em função do atrito entre as suas moléculas. Portanto, representa uma medida da resistência do fluido ao seu movimento. Em todos os líquidos, a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
Lubrificantes
Índice de Viscosidade (I.V.):
Existem várias tabelas de classificação dos óleos, em função da sua viscosidade. A mais comum é a americana SAE, em que se obtém uma viscosidade, comparando-a com um óleo padrão. Como a viscosidade é função da temperatura, nos lubrificantes automotivos indicamos a viscosidade, por exemplo: 15 W 40, onde 40 é a viscosidade de partida e 15