Pol Ticas P Blicas Educacionais
LETRAS - Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas
FERNANDO PINHEIRO DA SILVA
trabalho complementar
Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais
CUIABÁ
04/2010
FERNANDO PINHEIRO DA SILVA
trabalho complementar
Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais
Trabalho apresentado ao Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas; da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais – 3º Semestre.
Orientador: Profª. Josilaine Burque Ricci Nascimento
CUIABÁ
04/2010
INTRODUÇÃO
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget.
I – GESTÃO ESCOLAR
O conceito de Gestão Escolar é de grande importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências sociais: formar cidadãos, oferecendo possibilidade de apreensão de competências e habilidades para inserção social. Costuma-se classificar a Gestão Escolar em 3 áreas que estão interligadas
Gestão Pedagógica - É o lado mais importante e significativo da gestão escolar, pois, cuida da área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar, estabelecendo objetivos para o ensino, gerais e específicos.
Gestão Administrativa - Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).
Gestão de Recursos Humanos - Constitui a parte mais sensível de toda a gestão, lidando com pessoas, mantendo-as trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em