Poka yoke
Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas
Curso Superior de Logística
POKA YOKE
Curso: Logística Semestre: 3º Professor: João Sena
São Paulo
2013
Sumário Introdução 03
Poka Yoke 04
Métodos para desenvolver o Poka Yoke 04
Exemplos de dispositivos 05
Métodos para aplicação de Poka Yoke 06
Conclusão 08
Referências 09
Introdução
Um processo ou uma linha de produção está sujeita a erros ou falhas que podem gerar retrabalhos, atrasos e custos/prejuízos desnecessários.
Perante esse fato, Shingeo Shingo desenvolveu um método que permite apontar e/ou acabar com essas falhas.
Esse método é o Poka Yoke, que será explicado a seguir.
POKA YOKE Poka Yoke é uma expressão japonesa que significa “à prova de erros”, onde Poka significa ‘erros por desatenção’ e Yokeru ‘prevenir’. Foi desenvolvido nos anos 60 por Shingeo Shingo, a fim de evitar que defeitos ocorram nos processos de fabricação ou na utilização de produtos.
Esse conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção, e tem como princípio o ‘não-custo’, ou seja, reduzir custos de controles de qualidade e diminuição de retrabalhos. É aplicado desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros. Com isso é possível evitar que erros se tornem defeitos, pois elimina assim as suas causas.
Segundo Shingo (1996, p.55), inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção da fonte podem ser alcançadas através dos métodos Poka Yoke. É possível uma inspeção 100% através de controle físico ou mecânico, pois as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados. Além de ser útil na produção, o Poka Yoke também evita acidentes, pois garante maior segurança no uso dos produtos.
Métodos