Poesias
O presente trabalho visa fornecer um panorama geral da produção científica em que se utiliza a observação como método de pesquisa, através do levantamento de artigos, dissertações e teses.
A observação tem uma longa história no contexto da psicologia, sendo hoje considerada como um processo imprescindível na investigação tendo até adquirido o estatuto de método da psicologia.
Fundamentalmente, a observação consiste em olhar atenta e sistematicamente e registar o que se observa. Ocorre sempre que alguém, diferente do observado nota, dá conta e documenta o comportamento.
Dentre todos os outros métodos, o estudo da psicologia passa pela observação dos fenómenos psíquicos.
DESENVOLVIMENTO
Observação é uma das etapas do método científico e técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade.
Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou ferramentas que se deseja estudar.
Conduzir uma observação
E necessário tempo e grupo pequenos
Definições de várias categorias de observação que se pretende observarem
Registos das observações
Formação e treino dos observadores
Formas De Observação Observação Laboratorial é utilizada ao nível do método experimental. A realização da experiência em condições controladas, num laboratório, leva a que a situação observada seja uma situação artificial
Observação Naturalista., A Observação Naturalista é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação que pode condicionar o seu comportamento.
Observação Quanto a Participação
Observação participante é aquela em que o observador participa ativamente na situação.
O observador torna se parte da situação a observar
Pode ser geradora de hipóteses para problema da situação
O observador assiste
Exemplo: “O professor que finge ser aluno na sala de aula e se comportando como tal só para ver os mais indisciplinados e que