Poesia sobre flores
6.1 Elementos das demonstrações contábeis
os efeitos patrimoniais e financeiros das transações, as demonstrações contábeis são divididas em classes amplas, denominadas elementos das demonstrações contábeis.
Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Um ativo é definido como sendo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Note-se que, apesar da definição de ativo mencionar que ele é um recurso controlado, a essência do ativo é que tal recurso deve prover benefícios econômicos futuros.
Os benefícios econômicos futuros gerados por um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras, como por exemplo:
(a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade;
(b) trocado por outros ativos;
(c) usado para liquidar um passivo; ou
(d) distribuído aos proprietários da entidade.
No entanto um item pode satisfazer a definição de ativo mesmo quando não há controle legal. Por exemplo, o conhecimento (know-how) obtido por meio da atividade de desenvolvimento de um produto pode satisfazer à definição de ativo quando, mantendo esse conhecimento em segredo, a entidade controlar os benefícios econômicos que são esperados que fluam desse ativo.
Um passivo é definido como sendo uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
A obrigação surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o ativo.
Outra característica fundamental dos passivos é que eles resultam de transações ou outros eventos passados. Assim, por exemplo, a aquisição de bens, o