Poesia na Literatura Inglesa
Com base no texto complementar 2, responda o que se pede.
01. Cite, pelo menos, três causas que levaram ao surgimento do movimento romântico inglês.
• A paisagem inglesa modificada devido à revolução industrial;
• A expansão das cidades;
• A incorporação da figura da mulher no mundo cultural.
02. O movimento romântico inglês está dividido em duas gerações. Cite dois nomes de cada geração e suas respectivas características.
Na primeira geração, pré-romântica, destacam-se:
Willian Wordsworth - valorizava a linguagem coloquial, a simplicidade do cotidiano. Se interessava pela vida, problemas típicos do “commom man” e esse pensamento foi de grande importância para sua obra. Samuel Taylor Coleridge – Coleridge vê o poema como um processo dinâmico contínuo. A sua crítica visava à análise dos elementos que compõem a obra, e não o estabelecimento de regras. Recomendava atenção ao significado da palavra na página. Define a poesia como ambiguidade, resultado de uma tensão interna entre impulsos opostos.
A segunda geração, também conhecida como poetas malditos ou satânicos, destacam-se:
Lord George Gordon Byron -. Ao longo de sua obra, Byron expressa um pessimismo romântico, com tendência de se voltar contra tudo e todos. Sua postura, seu tom explícito de rebeldia diante das convenções morais e religiosas da época. Byron ficou famoso não somente pela sua obra rica, mas também por sua vida, exagerada, com várias amantes, dívidas, separações e até mesmo alegações de incesto com sua meia-irmã, existem também evidencias de que viveu relações homossexuais.
John Keats - Sua obra oscila entre as frequentes referências à morte e um intenso sentimento de prazer com a vida. Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo romântico, por imagens vibrantes, de grande apelo sensual, e pela expressão de aspectos da Filosofia clássica.