poema seu madruga
Data:
Curso: Eletrônico Industrial de Manutenção
Trabalho de eletroeletrônica Contator Disjuntor LED(Light Emitting Diode). Temporizador
Contator
Contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.
É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contactos associados. Os que estão abertos fecham-nos, os que estão fechados, abre-os. Este contacto pode ser de dois tipos, os de potência e os auxiliares.
Os de potência, geralmente são apresentados em grupos de três, devido ao seu emprego comum no comando de motores do tipo trifásicos.
Vantagem do emprego de contactores
1. Comando à distância;
2. Elevado número de manobras;
3. Grande vida útil mecânica;
4. Pequeno espaço para montagem;
5. Garantia de contacto imediato;
6. Tensão de operação de 85 a 110% da tensão nominal prevista para contator;
7. Maior número de contactos.
Disjuntor
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam