041435120957

1261 palavras 6 páginas
1. O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR

As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola. A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer bom desempenho evidenciado, e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo. A implementação do currículo proposto no projeto político pedagógico da escola, acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola.
Nesse sentido, o pedagogo, na contemporaneidade, é um profissional estratégico, pois é através de sua ação investigativa, contextualizada e reflexiva que poderá encaminhar procedimentos que contribuam de maneira significativa para as práticas educativas de formação humana, acadêmica, social e individualizada dos alunos.
O trabalho do pedagogo assume uma importância significativa e diferenciada em relação aos demais profissionais da educação. Rompe-se com o processo anterior de fragmentação do trabalho e de subdivisão de tarefas nos setores da administração, da supervisão escolar, da orientação educacional e da docência.
Neste cenário cabe ao pedagogo, como parte da equipe da gestão educacional, coordenar e organizar o processo de elaboração do projeto pedagógico e envolver a comunidade escolar na definição dos objetivos educacionais, em consonância com a Constituição Federal, com o Plano Nacional de Educação LDBN/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

2. A IMPORTÃNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

A necessidade da pesquisa na

Relacionados