o que é uma escola justa (françois Dubet)
Professor: Carlos
Turma: Espanhol noturno (b)
Texto : O que é uma escola justa? (François Dubet)
Um breve resumo sobre a estrutura do texto: O autor desenvolve todo seu texto com o argumento da escola justa baseado em três pontos: igualdade de oportunidade, cultura comum e utilidade de formação. De acordo com François Dubet uma escola que tenha em seu corpo estudantil uma formação desigual, não se mostra injusta se ampara e considera os menos favorecidos, por que segundo ele a desigualdade az parte da sociedade em que vivemos, logo, a competição igual dos alunos não seria justa se levarmos em conta a estrutura cultural e social dos mesmos.
Alguns pontos mais expressivos do texto: A igualdade de oportunidade e seus limites: O autor refere-se a igualdade de oportunidade como algo surreal, pois a escola funciona em método de igualdade, avaliações e provas iguais a todos os alunos , e de fato a desigualdade social pesa muito na desigualdade escolar, e neste modelo de igualdade de oportunidade meritocrático pressupõe que a oferta escolar deve ser igual e objetiva ,porém não leva em conta a desigualdade social do aluno, de acordo com autor pesquisas indicam que a escola trata menos bem os alunos menos favorecidos. Uma ficção necessária: Neste ponto François Dubet, traz como ficção necessária a luta fundamental para a justiça escolar que seria assegurar a igualdade da oferta educacional para suprir alguns ‘’privilégios’’ algumas cumplicidades entre escolas e um determinado grupo social.
A justiça distributiva: Para obter mas justiça a escola deveria arrumar certas medidas de compensar as desigualdades reais. Porém tanto as escolas privadas ou publicas se diferem em dois grupos(escolas fortes x escolas de segunda categoria), o que torna ainda mais difícil uma justiça distributiva, pois a escola é a base dos alunos para o ingresso de sua vida acadêmica. O problema da justiça distributiva é que ela nem