Poder
O controle da informação hoje é a base de qualquer governo, a mídia tem um poder de influencia sobre a massa que é muito grande, logo a forma que uma informação e passada faz toda a diferença onde o caos pode se instaurar, tudo que lemos, ouvimos e vemos em jornais revistas e TV e manipulado para a melhor utilização pelo seu meio veiculador, logo quando você escuta que não deve acreditar em tudo que lê por casa disso.
Um exemplo durante a segunda guerra - ninguém sabia sobre as atrocidades cometidas pelos nazistas, apesar das tropas já alertarem a respeito do que se fazia nos campos de concentração , mas essa informação era mantida em sigilo para evitar uma reação agressiva do povo, o que poderia obrigar as nações a medidas precipitadas.
O dito “saber é poder” ainda é válido¿
-“Saber é poder”
Existe uma velha e conhecida ideia de que “saber é poder”. Vários pensadores, de Platão e Aristóteles a Francis Bacon ou Michel Foucault, defendem uma relação muito próxima entre as informações que constituem o saber e o poder decorrente dele. Toda pessoa bem informada é poderosa. Em nossa sociedade, ser cidadão é também deter um poder, que se constrói pela participação democrática. E isso vai muito além de votar durante as eleições. É exercer um poder cotidiano.
A mídia, nesse sentido, facilita a participação da sociedade ao colocar em comum os diversos temas da vida pública. E, ao lançar uma luz sobre os aspectos da cidadania e da política, contribui para que cada leitor ou telespectador assuma seu poder de cidadão. Com isso é possível perceber a relação de dependência entre informação e exercício de cidadania.
“Saber é poder”, diz Bacon, pois ao conhecer as leis que explicam o funcionamento da natureza, podemos fazer previsões e tentar controlar os fenômenos de modo que seja proveitoso, que melhore a condição humana.
Quem são os defensores do saber que gera poder¿
FONTES