poder e força
TURMA__________________________
ALUNO___________________________
FILOSOFIA
Somos Livres ou Determinados?
Quando nos referimos ao conceito de liberdade, podemos fazê-lo a partir de diversas perspectivas. Há os que descreem da possibilidade de escolha livre e outros para quem uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria, não é constrangida a fazer o que não deseja nem é escrava ou prisioneira de seu destino. O que é determinismo? Segundo o determinismo científico, tudo o que existe tem uma causa. O mundo explicado pelo princípio do determinismo é o mundo da necessidade, e não da liberdade. Necessário significa tudo aquilo que tem de ser e não pode deixar de ser. Nesse sentido, necessidade é o oposto de contigência, que significa ‘’o que pode ser de um jeito ou de outro’’.
GLOSSÁRIO: A noção de determinismo nas ciências predominou até o século XIX. No século seguinte, as teorias de Planck, Einstein, Heinsenberg e outros relativizaram o conceito que deixou de supor a previsão científica como infalível para considerá-la apenas provável.
O CONHECIMENTO E A CULTURA O conhecimento é uma construção coletiva e serve para desenvolver a formação social e humana. Ele é acumulativo e busca formar uma epistemologia capaz de compreender a realidade independentemente de crenças e ideologias impostas por grupos homogeneizadores que naturalizam conflitos e impõe a superioridade cultural como processo civilizatório. A noção de cultura é fruto da aprendizagem. Ela é transmitida pela sociabilização entre os indivíduos e não se relaciona com o determinismo biológico. A diversidade cultura nos remete a compreensão de multiplicidade de culturas. Portanto, não podemos afirmar que existem culturas superiores ou mais desenvolvidas porque isto é etnocentrismo, ou seja, desprezar ou discriminar o outro porque pensamos ser inferiores a nós ou em relação a nosso modo de pensarmos a realidade. É