Poder politico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / EaD
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul
Cep: 64280-001 – Teresina-PI – Brasil
SEMINÁRIO DE – CIÊNCIA POLÍTICA
O Uso da força física é o meio pelo qual o poder é exercido. Essa é uma condição necessária, mas não suficiente do exercício do poder. Sendo assim, discuta o que torna o Poder Político diferente de outras formas de poder que se utilizam da força com recurso.
1. DEFINIÇÃO: PODER POLÍTICO:
É o PODER que se fundamenta na posse dos instrumentos mediante os quais exerce a força física , isto é através de das armas de qualquer espécie e grau; é o único que detém o poder de coação sobre todos os individuas sob sua tutela.
2. O EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO:
O poder político é exercido pelo Estado, a partir do momento em que o Individuo troca sua liberdade individual pela segurança, pois, somente o Estado tem a prerrogativa de pode usar sua força de forma imperativa, não existindo outra forma de poder que concorra com este, para se fazer respeitar, o Estado detém o monopólio exclusivo do uso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma Sociedade;
3. CARACTERÍSTICAS:
a) Exclusividade: não permite em seu domínio, a formação de grupos independentes, ou seja, o Estado tem o caráter Monopolista.
b) Universalidade: somente o Estado pode tomar decisões em nome de toda a coletividade que ele representa.
c) Inclusividade: somente o Estado tem a prerrogativa de definir as áreas em que ele irá ou atuar, conforme o tempo, as circunstâncias e o interesse público.
d)Permanente, pois não existe prazo determinado para sua instição.
e) Legitimidade: segundo Weber, é o monopólio do uso legitimo da força físcia sobre todos os indivíduos que integram uma sociedade.
4. DIFERENÇA DO PODER POLITICO DO PODER PARALELO:
O que torna o Poder Político