Title
CONTINGENCIAL
GRUPO ILLUMINATI
ALUNOS: CATIA SCHIMIDT DIEGO DE OLIVEIRA RAPHAELA BASTOS TELLES DOS SANTOS RUDINÉIA BORGHEZAN TAYSE DA SILVA
Abordagem contingencial da administração
Introdução:
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, ou seja, que pode ou não acontecer. A abordagem contingencial enfatiza que não é necessário que haja um único modelo organizacional ou padrão exclusivo de organização empresarial, direcionada ao alcance de objetivos e metas, que seja melhor ou mais eficaz do que outras. Ou seja, a forma como uma empresa estrutura-se e organiza-se para que alcance com êxito seus objetivos, depende da interface com o ambiente externo.
Esta teoria foi criada a partir da absorção e analise de diversos pontos dentro da teoria geral da administração e assim assumiu uma abordagem eclética. A contingência nasceu a partir de diversas pesquisas que verificaram os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos industriais.
Os autores da abordagem contingencial defenderam, em sua criação, a tese de que faz-se necessária a identificação das variáveis que produzem maior impacto sobre a organização e, a partir disso, dar início à organização estrutural, pois tudo depende das diferenças entre essas variáveis.
As duas principais variáveis dessa teoria são o ambiente e a tecnologia e são elas que determinam toda a estrutura organizacional da empresa.
Origem:
Nasceu na década de 1960 a partir de pesquisas feitas para verificar a estrutura organizacional mais eficaz em algumas indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações.
Abordaremos cinco das principais pesquisas: A)