poder politico
Os atos políticos e as ações do estado fazem parte da nossa vida. Mas quando as pessoas ouvem falar de poder e política pensa em troca de favores, em acordos entre outros mais quando ouvem falar em estado pensam em burocracia, muitos impostos e o dinheiro do público sendo mal usado. Muita gente acredita que o poder e dominação só podem ser exercidos pelo estado mais como veremos, há vários outras formas de dominação em todos os setores e relações sociais.
O estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas ate então dominantes na Europa, no período medieval o poder estava na mão dos senhores feudais que mantinham controle sobre maior parte de terras e sobre toda a sociedade.
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco acabando por causa das revoltas sociais dos camponeses, por recusarem pagar os impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comercio, que apressaram a desagregação dos feudos.
A partir do século 16 ocorreu um processo de centralização e concentração:
Da cobrança de impostos, de um corpo burocrático para administrar o patrimônio publico como a saúde, o transporte entre outros.
A centralização e a concentração desses poderes caracterizam o estado moderno que assumiu diferentes formas ate hoje.
A República com a marca Vargas: o Estado liberal ( de 1945 a 1964).
O estado estruturou-se com uma nova constituição em 1946, considerada politicamente libera, mas que permitia a intervenção na economia, principalmente na infraestrutura necessária ao processo de industrialização. Com Juscelino Kubitschek, se implantou a indústria nacional de bens duráveis, graças a estrutura da tríplice aliança. o Estado, o capital nacional e o capital estrangeiro possibilitou um grande desenvolvimento econômico e industrial no Brasil.
A República dos generais ( de 1964 a 1985).
O golpe militar em 1964 segundo os golpistas, o objetivo era acabar com a anarquia e a insegurança que