brinquedoteca
A IMPORTÂNCIA DAS BRINQUEDOTECAS
São Francisco/MG
2013
ednei saraiva da silva
A IMPORTÂNCIA DAS BRINQUEDOTECAS
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Alfabetização e Letramento; Fundamentos da Gestão Educacional; Ludicidade e Educação; Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa.
Profs: Alexandre Vilas Boas; Edilaine Vagula; Marlizete Steinle; Raquel Franco; Rosely Montagnini; Vilze Vidotti.
São Francisco/MG
2013
Introdução:
O presente artigo tem o propósito de verificar a importância da brinquedoteca como espaço mediador de aprendizagens, onde o “faz de conta” seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem vinda. O artigo tem o intuito de reforçar e conscientizar educadores e pais sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Deste modo, o trabalho em questão, objetiva abordar as formas de organização, as regras de utilização, os aspectos legais, os aspectos históricos e os diferentes tipos de brinquedotecas. Identificar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, enfatizando a brinquedoteca enquanto espaço de formação/informação para o educador e para o educando. Conhecer estruturas básicas de brinquedotecas, as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados para o desenvolvimento das crianças que utilizam o espaço.
Desenvolvimento:
Por muitos anos, acreditou-se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo. Ao longo dos anos, vários estudiosos e pesquisadores comprovaram a importância