Poder final
Introdução 3
PODER E ORDEM 4
1. Conceitualização da filosofia do direito 4
1.1. Objecto de estudo da Filosofia do Direito 4
1.2. Poder 5
1.2.1 Origem do poder 5
1.2.1.1. Origem divina 6
1.2.1.2. Concepção humana e violenta da origem do poder 7
1.3. Poder como um instrumento de ordem 7
1.3.1. Filósofos contractualistas e a concepção do poder como instrumento da ordem 8
1.3.1.1. Thomas Hobbes 8
1.3.1.2. John Locke 9
1.3.1.3. Jean J. Rosseau 9
1.4. Relação poder e ordem 9
1.5. Tipos de ordens normativas 11
Conclusão 12
Referências bibliográficas 13 Introdução
A Filosofia do Direito um saber crítico a respeito das construções jurídicas erigidas e pela praxis do direito buscando os fundamentos através de uma investigação sistemática, e tendo como objectivo proceder a crítica do direito, das atitudes e atividades dos operadores do Direito; Avaliar e questionar atividades, oferecendo suporte reflexivo ao legislador; proceder a avaliação do papel desempenhado pela ciência jurídica e o comportamento do jurista; Investigaras causas da desestruturalização do enfraquecimento ou da ruína de um sistema jurídico; Depurar a linguagem jurídica, os conceitos filosóficos e científicos a estrutura lógica das proposições jurídicas; Investigar a eficácia aos institutos jurídicos. Estes todos elementos da Ciência Jurídicas são suportados por um Poder com a finalidade de estabelecer uma certa Ordem no seio do Social.
O presente trabalho versa sobre a conceitualização do Poder, assim como da Ordem. Com objectivo de conhecer cada um desses dois elementos para depois estabelecer a relação existentes entre eles.
Para efectivação do presente, o trabalho está composto de um capítulo subdividido em pequenos subtítulos que possibilitam a compreensão e coerência do mesmo. Teve como método de pesquisa a hermenêutica textual, que consistiu na pesquisa bibliográfica, leitura e resumo de várias obras que versam sobre o tema.
Sendo que o trabalho presente é da cadeira pertencente ao curso do