poder calorico dos alimentos
O poder calórico dos alimentos significa a quantidade de calorias que existe na nossa alimentação
Como calcular o valor calórico dos alimentos?
O valor calórico dos alimentos é calculado com base nas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras totais. As fibras alimentares e os micronutrientes – como cálcio, ferro, sódio e vitaminas – não têm valor calórico.
No processo de transformação no organismo, os carboidratos fornecem em média 4 kcal/g, as proteínas 4 kcal/g e as gorduras 9 kcal/g. Se aplicarmos estes dados ao exemplo do pão de forma teríamos os seguintes valores:
Carboidratos: 25,0 x 4 = 100 kcal
Proteínas: 3,70 x 4 = 14,8 kcal
Gorduras : 1,00 x 9 = 9,0 kcal
Valor calórico = 123,8 kcal
Fatores que levam a obesidade
De maneira geral o ganho de peso está relacionado com o desbalanço energético: o valor energético total terá que ser maior que o gasto energético total , ou seja, a ingestão de calorias será maior que a quantidade energética de atividades físicas, efeito térmico dos alimentos e a quantidade de energética gasta em 24 horas por um indivíduo em repouso. Além disso, os fatores genéticos, metabólicos, emocionais e as influências sociais e ambientais são aspectos que também devem ser averiguados quando se trata das causas de obesidade.
A ansiedade provocada pelo stress do cotidiano, a depressão, a oscilação hormonal do ciclo menstrual e o aumento do sedentarismo também gera o transtorno alimentar fazendo que a compulsão pelo alimento aumente como forma de aliviar a tensão e as frustrações vividas, geralmente, os alimentos mais aceitos nesses casos são as guloseimas. Além disso, quando não se exercita e tem uma vida muito monótona a pessoa tende a comermais por se sentir angustiado.
Entalpia de combustão
A Entalpia de combustão, também chamada de calor de combustão, é a variação da energia liberada sob a forma de calor através da queima de 1 mol de qualquer substância,