podemos ser livres?
Assunto: Podemos ser livres?
Manaus – AM – 2013
Introdução
Esse trabalho apresentará, alguns conceitos sobre liberdade, livre arbítrio, liberdade-determinismo, e alguns dos principais filósofos que defendiam esses conceitos, por muitas gerações houve várias brigas e discussões, para saber no que realmente o ser humano poderia acreditar, fazer ou ate simplesmente pensar.
Para muitos, a liberdade dependia de sua experiência ou dependia mesmo de sua força de vontade, é claro, que depois que houve as discussões sobre se o Mito era ligado a Tragédia ou ate então a Filosofia, algo que naquele tempo de fato era algo para não ser comentado. Mas de fato, a liberdade era medida através das escolhas, alguns optavam para não tê-la, por medo de suas escolhas acabarem constrangendo a si próprio.
Já o livre arbítrio era algo que poucos acreditavam, para os que não acreditavam, era normal sair falando que o ser humano já possuía um destino, um lugar no espaço e tempo, o primeiro filosofo a colocar esse conceito ou ate mesmo teoria foi Santo Agostinho, por acreditar em um Deus que colocava seus filhos para escolherem o que seguir e como fazer, o livre arbítrio para ele, era explicado de modo a fazer com que o ser humano pudesse interferir e construir o seu próprio destino.
Liberdade-determinismo era algo parecido com o Livre Arbítrio, de certo modo seguia a mesma linha de pensamento, dizendo que o ser humano era parte de algo, não somente um simples objeto para o Mundo.
Centro Educacional La Salle
Manaus – AM – 2013
Podemos ser livres?
A consciência mítica tem varias características, dentre essas características pode-se destacar a aceitação do Destino: nessa característica, os costumes dos ancestrais possuem raízes nos sobrenatural, e as ações dos seres humanos só são permitidas pelos deuses. Em contra partida, ou