podemos ser livres
Filosoficamente, a liberdade pode ser compreendida de forma negativa ou positiva, dependendo do ponto de vista de cada um. No entanto, a total liberdade só existe dentro daconsciência de cada pessoa. Sob esse ponto de vista, seria aceitável dizer até que um cidadão condenado e encarcerado num presídio de segurança máxima fosse livre, se a assim a sua consciência odeterminar, pelo fato dessa pessoa ter sido condenada injustamente por exemplo. Este é um tema que não abrange uma ciência exata, sendo assim, pode ser visto por óticas diferentes, com interpretações diversas.Alguns pensadores notáveis se manifestaram a respeito do tema:
Para Descartes, a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, contudo em várias situações essa decisão é influenciada porfatores como dinheiro e bens materiais. Complementa ainda que age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem a escolha.
Segundo Immanuel Kant, a liberdade está relacionadacom o direito que cada um tem de fazer suas próprias regras de forma racional. Para Kant, essa liberdade acontece através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade. Immanuelacredita que a liberdade é alcançada através do livre arbítrio e não deve ser relacionada com as leis.
Para Spinoza, ser livre significa agir de acordo com sua natureza. Quando o homem alcança sualiberdade, este, por sua vez, atinge sua realização pessoal. Completa que a idéia de liberdade está associada à responsabilidade, pois ser livre significa responder por seus próprios atos.
SegundoLeibniz, a ação humana é contingente, espontânea e refletida. É contingente porque pode assumir várias formas. Espontânea pois sempre parte do sujeito agente que, mesmo determinado, é responsável porcausar ou não uma série de eventos dentro da teia causal. E por último, diz que a liberdade é refletida, pois o homem pode conhecer os motivos pelos quais age no mundo, e lida com eles de maneira livre.... [continua]