Profissional de tecnologia
"É no interior das organizações que reside à força das inovações..."
(Ribeiro, 2008, p.41).
O profissional de TI deve e precisa estar atento e sempre atualizado ao mundo moderno e as novas tecnologias, lendo jornais, revistas, pois precisa trabalhar em cima do que se tem e se exige e principalmente analisar o que o mercado tende, desenvolvendo a cada instante novas alternativas, e sempre pensando em suprir as necessidades das empresas e pessoas que delas precisam, trazendo novidades, modernidades e transformar cada vez mais o mundo tecnológico, que hoje é muito concorrido.
Anúncios Google
Os profissionais de tecnologia são movidos e alimentados por descobertas a todo instante, e o mercado cada dia exige mais e mais desses profissionais, precisam analisar o que falta para o sucesso das empresas, implementar aquilo que já existe, porém com um algo a mais, algo que ainda não foi inventado, algo exclusivo e que garanta a evolução e o sucesso da organização. Precisa ser altamente comprometido e sério, pois vai trabalhar com muitas informações, muitos dados confidenciais, de grandes responsabilidades e que até mesmo pode colocar em risco a sua própria carreira.
Nos últimos anos, a evolução da Tecnologia da Informação, com a competitividade da economia, obrigou o profissional a se tornar especialista, mas não somente em TI, ele deve entender também do negócio do cliente para poder prestar um melhor atendimento.
Como parte importante no crescimento comercial da empresa, o profissional da área tem que entender as regras do negócio, que são tão importantes como entender as linhas de códigos de tecnologia.
Inovação, criatividade, trabalho em equipe e comunicação são habilidades fundamentais para quem quer ter sucesso nessa área.
"Não existe uma simples cadeia de casualidade. Realizamos as tecnologias e elas nos constroem e constroem a época histórica; fazemos as máquinas e as máquinas realizam a época histórica.