Podemos consumir uma comida congelada saudável?
A opção por uma alimentação saudável congelada é um tema relevante de investigação na sociedade atual, onde se come mal devido a falta de tempo, falta de informação, estimulando assim o consumo desenfreado por alimentos industriais.
Para poder responder a esse questionamento, precisamos entender um pouco sobre seu processo.
Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos.
O nome de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.
Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são:
Corantes: Cuja função é “colorir” os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradáveis, portanto, aos olhos do consumidor.
Aromatizantes: Os aromatizantes têm por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma.
Antioxidantes: Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo.
Estabilizantes: São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos.
Acidulantes: São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes. Podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Com esses dados podemos verificar que o alimento preparado de forma saudável é não