pode ser esse
Mudança
A República Centro-Africano, também conhecido como CAR, Sango Ködörösêse Ti Bêafrîka, é um país da África Central em desenvolvimento, cuja população é estimada em uma área de cerca. É cercada por Camarões, no oeste, Chade, ao norte, Sudão e Sudão do Sul para o leste, na República Democrática do Congo e da República do Congo, a sul. O país é membro da União Africano, da Comunidade Económica e Monetária da África Central e da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos.
O país está dividido entre cerrado e floresta tropical, e sabe, essencialmente, um clima tropical. A República Centro-Africano também tem muitos recursos naturais, incluindo urânio, ouro e diamantes.
O território da República Centro-Africano que abrange da colônia francesa de Ubangi-Shari, parte da África Equatorial Francesa, de 1910 a 1960. Após a independência, o país tinha em sua cabeça várias regimes autoritários, incluindo a de Jean-Bedel Bokassa, presidente e proclamou-se imperador. O ex-potência colonial continua a desempenhar um papel importante. As primeiras eleições livres com lugar multipartidária em 1993. Eles se relacionam com Patassé poder derrubado em 2003 por François Bozizé. Este, reeleito em 2005 e 2010, por sua vez é derrubado em 2013 pela Seleka, uma aliança de milícias durante a segunda guerra civil na África Central.
Geografia
Este país é assim designado por sua posição geográfica no centro do continente.
A República Centro-Africano é um país sem acesso ao mar. A maior parte da fronteira sul segue o curso do rio Ubangi e seu afluente Mbomou. A parte norte do país é a alta bacia do rio Chari. Mount Ngaoui com é o destaque.
O país está dividido entre cerrado e floresta tropical.
A República Centro-Africano também tem muitos recursos naturais, incluindo urânio, ouro e diamantes. Petróleo e energia hidrelétrica são outros recursos potencialmente importantes, mas ainda não explorado até à data.
O país sofre com enchentes devido à má manutenção