Pobreza e desigualdade social
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.
Percebe-se, através de pesquisas, estudos e levantamentos feitos por órgãos competentes, que os países onde a desigualdade social é elevada, também registram índices igualmente elevados de outros fatores negativos, tais como: violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.
Hoje, o mundo inteiro luta contra um grave problema, a pobreza na qual atinge mais de 1/3 de toda a população mundial. Infelizmente essa triste realidade pode ser encontrada aqui no Brasil, principalmente nas regiões do Norte e do Nordeste que são conhecidas como as regiões mais pobres do país.
A África é o continente mais pobre de todo o mundo onde centenas de pessoas morrem e principalmente crianças por desnutrição e fome. Isso é fruto de uma economia onde somente os mais ricos são os beneficiados e com isso a população mais pobre tem que lutar para conseguir um prato de comida. A Somália é um dos países pobres do mundo. A fome e a miséria são claramente identificadas nessa região, é assustador reconhecer que em nosso país temos lugares tão maltratados como a Somália e o norte da