DESIGUALDADE SOCIAL E POBREZA COMO CONSEQUÊNCIAS DO DESENVOLVIMETO DA SOCIEDADE
DO DESENVOLVIMETO DA SOCIEDADE
Regiane Wlodarski Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG)
Luiz Alexandre Cunha Professor (UEPG)
Resumo
O processo civilizatório decorre em profundas mudanças, que levaram a sociedade ao desenrolar de um processo de modernização, a partir do qual tivemos uma exacerbação do individualismo, na busca pelo bem estar e pela ampliação do desenvolvimento rumo a novas conquistas, onde os conceitos que tinham como objetivo principal nortear ações que garantissem a melhoria na qualidade de vida, acabaram transformando-se em ações que provocaram o aumento dos índices de desigualdade social, onde muitos não têm acesso aos bens mais essenciais a vida. A pobreza, entendida como principal conseqüência da desigualdade social é uma problemática histórica que acompanha as formas de relações sociais.
Palavras chave: Processo Civilizatório; Modernidade e Pobreza
1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Nosso objetivo neste texto é realizar uma reflexão sobre o processo de mudanças na forma de agir e pensar que a sociedade sofreu e vem sofrendo, discutindo o processo civilizador e as conseqüências deste processo delimitando-se para a modernidade, que vem provocando profundas mudanças na sociedade e na forma de sua organização social.
O processo civilizador, entendido aqui, como uma transformação ocorrida na sociedade e que traz novas configurações nas relações sociais, processo que não se dá pela ação de indivíduos isolados, mas é resultado das relações entre os homens na construção da história, afirmando o pensamento de ELIAS (1993), sobre a forma que se realiza o processo civilizador:
...planos e ações, impulsos emocionais e racionais de pessoas isoladas constantemente se entrelaçam de modo amistoso ou hostil. Esse tecido básico, resultante de muitos planos e ações isolados, pode dar origem a mudanças e modelos que nenhuma pessoa isolada planejou ou criou. Dessa
interdependência