Pobreza, fome e exclusão
O que é pobreza?
A pobreza é um fenómeno complexo que se distingue da desigualdade e da exclusão social e comporta uma forte dimensão relacional. Considera-se que um grupo, família ou indivíduo está numa situação de pobreza absoluta quando as suas condições de vida estão a baixo do limiar mínimo de sobrevivência, o que pode indicar uma situação de indigência. Considera-se que está numa situação de pobreza relativa quando o seu nível de vida é inferior ao padrão médio estabelecido para determinada sociedade, o que é indicativo de situações de exclusão social. A detecção de situações de pobreza passa pela avaliação de várias dimensões de existência, como a habitação, a situação na profissão, o nível de habilitações e as próprias condições de saúde.
Causas da pobreza:
A pobreza não se dá apenas por uma causa e sim a junção de varias fatores:
Fator político, ou seja, a corrupção no mundo da política, o mau funcionamento de um sistema democrático, e a fraca igualdade de oportunidades, todos pregam a igualdade mais nem sempre é isso que acontece. O mundo da política que deveria ser para ajudar as pessoas que necessitam não é bem assim que funciona, o dinheiro muitas vezes fica lá dentro e quanto mais se tem mais se quer e enquanto isso há pessoas que necessitam desse dinheiro para ter uma vida descente.
Fatores sócio – culturais baseia-se na discriminação social quanto a raça e gênero e os valores na sociedade. A falta de estudo por conta da sobrevivência, ou seja, a pessoa tem que trabalhar para poder comer, pois se deixar de fazer isso para poder ir a escola então não terá o que comer.
Pobreza e Fome
Combater a pobreza significa, antes de qualquer coisa, erradicar a fome no mundo. Pobreza e fome geralmente caminham lado a lado. A fome é um problema tão antigo quanto a história da humanidade, responsável pelo desaparecimento de inúmeros grupos sociais. É muito comum a adoção de medidas paliativas – isto é, que não resolvem de fato