Pobreza-antony giddens
QUE ESTRATÉGIAS SE VALEM OS SUJEITOS QUE MORAM EMBAIXO DO VIADUTO DO ANTONIO BEZERRA PARA SOBREVIVEREM ANTE AS CONDIÇÕES EM QUE SÃO SUBMETIDOS? I Allana Paulino II Elayne Lopes III Erivanda Queiroz
IIII Kelyta Menezes
IIIII Lívia Natana
IIIIII Márcia Maria
IIIIIII Regis Oliveira
IIIIIIII Renata Fernandes
RESUMO
O presente artigo faz uma análise da pobreza, com ênfase nas bases históricas e conceitos expressivos para seu enfrentamento. Parte de uma concepção de pobreza analisada pelo autor Anthony Giddens que vem com a ideia da social democracia e ponto de partida para o grupo fazer uma pesquisa etnográfica no entorno do viaduto do Bairro Antônio Bezerra.
1 INTRODUÇÃO
Os conceitos de pobreza para Anthony Giddens revelam uma ideia de sociedade democrática para com os que estão nesta situação. Neste trabalho, será abordado o contexto retratado por Giddens e comparado com uma pesquisa etnográfica feita pelo grupo no bairro Antônio Bezerra, situado na capital cearense, Fortaleza. Tal como o conteúdo dessas noções, falaremos das práticas desses sujeitos relacionados a um novo capitalismo que faz com que os mesmos se mostrem como “caricaturas” para a sociedade.
Entrevistamos alguns moradores que residem embaixo do viaduto próximo ao terminal do Antônio Bezerra. Embora esses moradores terem onde dormir, não possuem uma moradia digna e sofrem todas as coerções e sansões expostas pela sociedade. A estranheza dos moradores quando chegamos ao local, às relações sociais, as subjetividades dos moradores serão abordados no decorrer do presente artigo.
Além de não ter a aceitação no mercado de trabalho, pela