14 Sousa Arquitetura Do Medo
A arquitetura do medo: um estudo sobre Barra da Tijuca e a prática do não encontro1
The architecture of fear: a study of Barra da
Tijuca and the practice of not meeting
Mônica C. P. Sousa | sousamonica@hotmail.com
Mestre em Comunicação (UERJ). Professora da
Faculdade do Sul Fluminense (FASF).
Resumo
Este trabalho busca discutir o imaginário das grandes cidades a partir da violência urbana. Dessa perspectiva analisamos a reconfiguração dos espaços da metrópole carioca e de que maneira o medo da violência altera as relações humanas. Novos bairros surgem e antigos se reestruturam, criando uma nova arquitetura para a cidade. Como objeto de estudo, pesquisamos o bairro da Barra da Tijuca, área nobre da Zona Oeste carioca e seus condomínios fechados.
Palavras-chave: Espaço urbano. Violência. Comunidade. Comunicação.
Abstract
This article discusses the imaginary of big cities about urban violence. From this perspective we examine the reconfiguration of spaces in Rio metropolis and how the fear of violence alters human relations. Old neighborhoods emerge while old ones are restructured, creating a new architecture for the city. As the object of study, we surveyed the neighborhood of Barra da
Tijuca, a noble area of the western zone of Rio de Janeiro and its closed condominiums.
Keywords: Urban space. Violence. Community. Communication.
A arquitetura do medo: um estudo sobre Barra da Tijuca e a prática do não encontro
Ed.14 | Vol.8 | N1 | 2010
Introdução
A cidade, grande cemitério do reino animal, fechou-se asséptica sobre as últimas carniças enterradas com as últimas pulgas e os últimos micróbios.
O homem finalmente havia restabelecido a ordem do mundo que ele próprio transtornara: não existia nenhuma outra espécie viva para recolocá-lo em dúvida. Como recordação do que era fauna, a biblioteca de Teodora conservaria em suas estantes os tomos de Buffon e de Lineu.
(CALVINO, 2003)
123
Estar entre o bem e o mal da sociedade são concepções que,