pneunomia
Albert Frankel foi um grande cientista na descoberta de um dos vírus da pneumonia, no caso o pneumococo.
A pneumonia constitui uma das principais doenças de mortalidade em crianças com idade inferior a cinco anos. A incidência dessa patologia é de cinco a dez vezes maior nos países em desenvolvimento.
Dia 12 de novembro é o dia mundial contra a pneumonia. Este dia foi criado para conscientizar a população sobre medidas de prevenção e controle da doença, pois a pneumonia mata um individuo a cada 20 segundos em todo o território mundial.
Este trabalho tem como finalidade abordar de modo geral sobre essa patologia que está rodeada de mistérios... Desde o que é pneumonia até o tratamento da mesma, incluindo imagens do pulmão.
O Que é Pneumonia?
Pneumonia é uma doença no pulmão, afetando especialmente os tecidos pulmonares e alvéolos. Na pneumonia, o alvéolo que deveria estar cheio de ar, fica cheio de secreções purulentas, impedindo o seu funcionamento.
Os microorganismos causadores da pneumonia são múltiplos. Cada pneumonia tem um tipo diferente de se manifestar no indivíduo, dependendo do microorganismo causador que pode ser bactérias fungos, parasitas ou vírus.
A maior incidência dessa patologia é durante o inverno, normalmente a doença desenvolve- se quando há uma falha no mecanismo de defesa do organismo devido à exposição à umidade.
Na Imagem acima podemos observar uma anormalidade de um dos pulmões. No lobo inferior direito há um pequeno vermelhidão que é resultante da patologia.
A pneumonia atinge pessoas de todas as idades, porém é mais perigosa em crianças, pois ainda estão com seu sistema imunológico em desenvolvimento; e podendo ser fatal em idosos, pois este está mais sucessível a doenças, por conta do envelhecimento fisiológico do sistema respiratório e imunológico.
Pessoas sedentárias, que ingerem muita bebida alcoólica, fazem o uso frequente de tabaco e drogas, estão sucessíveis a adquirir facilmente essa