Pneumáticos
RESUMO 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. RESÍDUOS PNEUMÁTICOS 4
4. SOLUÇÕES 9
1. CONCLUSÃO 11
2. REFERÊNCIAS 12
RESUMO
A questão problemática provocada pelos resíduos de pneumáticos têm chamado a atenção pela gravidade da situação atual. A cada ano, milhões de pneus são descartados de maneira inadequada no meio ambiente, configurando-se como um problema ambiental e de saúde pública, visto que a presença desse tipo de material a céu aberto propicia a reprodução de vetores de graves doenças, como a dengue. Além disso, há o risco de incêndios, podendo acarretar danos à fauna, flora e também à saúde das pessoas. Sendo assim, faz-se necessário um diagnóstico da situação atualmente vivenciada, bem como a adoção de medidas responsáveis e efetivas, constituindo também mudanças de pensamento e atitude por parte do governo e, principalmente da sociedade, que no caso dos pneus, é a parcela significativa dos consumidores.
1. INTRODUÇÃO
Resíduo é todo material descartado nas cadeias de produção e consumo que por limitações tecnológicas ou de mercado, não apresenta valor de uso ou econômico naquele momento, podendo causar impactos negativos ao ambiente quando manejados de maneira imprópria. (NOLASCO, 2000).
No caso dos pneumáticos, simplificadamente chamados de pneus, estes se tornaram um problema sério quanto à gestão de resíduos. A cada ano, milhões de pneus são descartados em todo o mundo e a maior parte é simplesmente abandonada sem o menor tratamento em locais inadequados como lixões, aterros, cursos de água, terrenos baldios, etc., configurando-se em mais um tipo de resíduo sem um gerenciamento adequado. Existem alguns problemas específicos que esse resíduo enfrenta, tais como a grande quantidade de pneus gerada anualmente, as dificuldades apresentadas pela coleta, o armazenamento e a destinação adequada. Todas essas questões sugerem a adoção de instrumentos eficazes para a administração responsável no plano nacional.
Dentre as