Equipamentos de laboratório de microbiologia
Em um laboratório de microbiologia as condições de higiene e limpeza devem ser rigorosas, para evitar possíveis fontes de contaminações, que constituam um risco em potencial para todos os envolvidos no trabalho e manuseio.
As normas de biossegurança no laboratório de microbiologia são então, as medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos (microbiológicos), químicos e físicos para prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, o ambiente e os experimentos, além da organização, higiene e limpeza que deve ser seguida com todo o laboratório, incluindo equipamentos e materiais.
Essas normas são fundamentais devido às práticas estarem relacionadas com micro-organismos, sendo que alguns deles podem causar doenças às pessoas presentes no laboratório e a manipulação e manuseio de algum equipamento, material e agentes podem causar danos físicos.
Os equipamentos e materiais são um conjunto de objetos ou instalações, necessários para o exercício de práticas no laboratório, além de ajudar nos processos de composição, desenvolvimento e conclusão das análises. É de fundamental importância manter uma atenção diária em relação à desinfecção do laboratório de Microbiologia. Esta visa eliminar qualquer interferência externa que possa influir na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, assim como proteger o pessoal envolvido de qualquer contaminação ambiental.
No laboratório de Microbiologia são indispensáveis os procedimentos de esterilização, limpeza, desinfecção e descontaminação do ambiente, pois não pode haver interferência nas analises microbiológicas.
A esterilização é o processo físico ou químico que destrói todos os micro-organismos, inclusive os esporos de bactérias e fungos. Implica na inativação total de micro-organismos quanto à capacidade reprodutiva, mas não significa a destruição de todas as suas enzimas, toxinas, etc. O processo de esterilização mais