Pneumatico
Tradicionalmente, a soldagem é o processo de junção de duas peças de metais por fusão ou martelamento. Existem três tipos gerais de soldagem, gás, arco elétrico e resistência elétrica.
-Soldagem á gás
Soldagem á gás é a solda que consiste no aquecimento das duas extremidades á serem unidas por uma chama de oxi-acetileno de alta temperatura. O hidrogênio pode substituir o acetileno para soldagens em alumínio, mas a temperatura da chama é reduzida.
-Soldagem á arco com eletrodo revestido. (SMAW)
Soldagem á arco com eletrodo revestido é o tipo mais comum de solda. O equipamento consiste em um fio metálico revestido por um material chamado fluxo, e este fio é conectado á um grampo com cabagem grossa até o transformador de baixa tensão e alta corrente, podendo ser alternado ou contínuo, dependendo do tipo de solda á ser feita. As peças de metal são aquecidas pelo arco bruscamente e, junto com o eletrodo, são fundidas formando a solda.
-Soldagem por arco de metal á gás (GMAW)
Também chamado por gás inerte ao metal (MIG) é uma melhora da soldagem SMAW, onde a soldagem aqui é feita por um eletrodo não revestido, onde o gás inerte vai realizar a proteção necessária da poça de fusão contra o ambiente externo oxidante, o gás usado é o argônio, hélio ou dióxido de carbono. O eletrodo é conectado ao transformador onde produz a corrente que irá aquecer o metal e o próprio eletrodo até sua fusão. Baixa tensão e altas correntes contínuas são usadas comumente aqui.
-Soldagem por arco em tungstênio á gás (GTAW)
É o método de soldagem á arco elétrico que serve para a maioria das necessidades em manutenção de aeronaves. É o método preferido para usar em aço inoxidável, magnésio e a maior parte de alumínios espessos. Mais conhecido como gás inerte de tungstênio (TIG), é diferente dos outros tipos de soldagem já citados, onde o eletrodo é consumível, mas aqui no GTAW o eletrodo não é consumível, é composto de uma peça de tungstênio muito